Além de suas belezas naturais, que são apreciadas por turistas do mundo todo, o Ceará é um dos estados com maior crescimento econômico do Brasil, o que contribui para a economia total do País. Em 2019, o estado cresceu o equivalente ao dobro da economia brasileira.
No terceiro trimestre de 2019, O PIB – Produto Interno Bruto – do Ceará, fechou com crescimento de 1,87% em relação ao mesmo período do ano anterior, 2018. Na comparação com o segundo trimestre de 2019, a elevação foi de 1,28%. No acumulado, o ano chegou a 1,51% e nos últimos quatro trimestres totaliza 1,48%.
Os números positivos da economia cearense são superiores aos registrados no Brasil, na mesma relação, de 1,2%; 0,6%; 1% e 1%, respectivamente. Para 2020, a previsão de crescimento da economia cearense é que o PIB deve atingir 2,38%. Os dados do PIB do Estado – inclusive por setores – são divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
Principais atividades econômicas do Ceará
Dentre as atividades que compõem o setor industrial no Ceará, os melhores resultados foram verificados no setor de Construção Civil, com 5,64%. Além do Comércio, que apresentou melhor índice de 5,29%, seguido por Transportes, com 2,60%, bem como o setor de Intermediação Financeira, com 2,13%. A indústria foi o que mais cresceu no de 2019, seguido do setor de serviços e agropecuária. Além disso, o Estado também é líder mundial em produção de castanha de caju.
A região metropolitana de Fortaleza, é uma das que mais se desenvolve economicamente. Assim como Horizonte que se tornou um polo industrial, gerador de mais de 23 mil empregos. A previsão é que a região se mantenha em crescimento.
Você também vai gostar de ler:
Gostou deste conteúdo? Para saber mais sobre o empreendimento TERRAS HORIZONTE acesse os links abaixo: